quarta-feira, agosto 10, 2005

Portugal está a Arder...


Hoje enquanto via as notícias numa estação de televisão generalista, passou a mesma notícia que passa há dias...Perdão não a mesma notícia, todos os dias o tema é o mesmo...Portugal esta a arder. Então voltei a ver o negro do solo, a fumaça do nosso património, a falta de alma e consciência do nosso país e mais do que isso a ausência de sorrisos daquelas gentes. Perdidas pelo passado e perante um futuro tórrido tão ardido quanto os bens, tão inexistente como a poeira que voa agora pelos ceús! E sim eu sei que o ano é de seca não vivesse eu em pleno Alentejo, mas não me serve de desculpa. E na minha mente não culpo o tempo pela nossa falta de civismo. Então tentei imaginar, e olhei à minha volta na estante encontram-se todos os livros que já li e todas as histórias que criei na minha imaginação, resolvi então atribuir-lhe tremendo significado. As fotografias de uma infância que já não volta mas que tão bem me avivam a memória. E voltei a olhar para a televisão e apenas ouvia os relatos de quem perdeu tudo menos a fala. E passei os olhos por todos os quadros, sentei-me nesse sofá confortavél, liguei a música o bater das arvóres verdes lá fora faziam sombra à janela com as portadas meio abertas. O dia era quente, mas não tão quente como as chamas e o desespero que corroe os sentidos dessas gentes. E então pensei ser uma privilegiada por ter os meus livros, o meu sofá e ainda ter para onde olhar e ver verde. E agora imaginem o que é perder tudo, os livros a estante a casa e a vossa própria história! E esse sentimento depressa se esvai, como se esvaiu em mim ao imaginar...E ficou mais do que a frustação de olhar para essas imagens sem poder fazer nada. E enquanto os nossos olhos dobram apenas a tela da televisão, outros correm pela frente dessas chamas e choram por perderem mais do que a contrução de uma vida. Choram pela falta de credibilidade de quem apenas vê sem viver, e ficam as promessas de vidas felizes. E enquanto isso o país arde mas não é so fogo que o mata somos nós...ou alguns de nós!

5 comentários:

Anónimo disse...

É desolador o que se nos mostra. É, mais que falta de civismo, falta de senso e sensibilidade. É falta de inteligencia e de respeito. Não há palavras para designar tanta maldade. E todos os meios são insuficientes. Cabe a nós, a cada um, fazer e alertar para que, pelo menos, menos chamas devorem o nosso verde e os nossos livros. Como tu dizes, nós e a nossa história.
Beijinhos :/

peter disse...

E eu que também os vou combater. a minha zona de férias também está a arder. Bjs

Anónimo disse...

Olá Bruna obrigado pelo teu comentário no cocotaxi! Também adoro viajar e ao escrever no cocotaxi abre-se-me janelas pelo mundo fora! é realmente uma oportunidade de viajar sem sair de casa!

Bailarina disse...

Belo texto e bela reflexão. Estes incêndios levam a história de muitas pessoas, e as recordações da nossa vida são, nessas condições, irrecuperáveis.
Beijinhos

Anónimo disse...

o inferno continua...