sexta-feira, junho 09, 2006

Pais de Família...

Parece-me a mim que de um momento para o outro, todos são pais e mães de toda a gente. Se não veja-se aquando da decisão do supremo tribunal de justiça, que considerou que “fechar crianças em quartos é um castigo normal de ‘um bom pai de família’” e agora um padre director da casa do gaiato de Setúbal, que perante os jornalistas não hesitou em dar uma estalada a uma criança de seis anos. Mas este explicou, “Não lhe dei um estalo, bati-lhe com a mão para ele se ir embora”. Como não sendo suficiente o argumento católico, digo eu, fez-se mais claro e evocou as morais familiares: “Isto não foi um mau trato, foi um bom trato. Não me viu antes agarrá-lo ao colo, acariciá-lo e beijá-lo? Sabe quem faz isso? Um bom pai de família”.
Perante tal situação só posso dizer que os bons pais de família andam espalhados por este Portugal dos pequeninos e retrogada. E digo mais, vai chegar o dia em que o cinto de fivela vai voltar a sentar-se à mesa dos portugueses. Vamos regredir à boa e velha educação. E muitas mentes devem agora estar a pensar: Deus nos valha. Mas, ao menino e meninas, deste país não lhe tem válido de muito, mas talvez esta estalada vinda de mãos portadoras de fé tenha outro significado: A de vais fazer-te homem de barba rija, desprovido de sentimentos puros mas duro na queda. E beijarás a mão de quem te abençoa. Vergonhoso, digo eu.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda há pouco li isto.O mais engraçada é que o senhor padre,voz maxima da Casa do Gaiato,estava precisamente a dar uma entrevista para desmentir potenciais maus-tratos,fisicos e psicológicos,supostamente dados na instituição supracitada!Que melhor evidência para um jornalista senão a confirmação de um "boato" em directo??Somos isto,homens e mulheres mergulhados no dogma divino da moralidade.Não sabemos educar,sabemos unicamente impor.
Bom texto.
Beijinhos:)

Anónimo disse...

pois é!!a educaçao que se da NUMA grande maioria d instituicoes e nao so infantarios ,colegios,etc.sao ou á base da estalada ou pior que isso é agreessao moral e psiquica as crianças!!que deveriam aprender o que de melhor tem o homem mas plo contrario o pior vem ao d cima!!
e esqueçam essa historia "que no meu tempo é que era bom "ou "nao era assim!!!"enquanto houver gente mal formada e sem formaçao ou aptidao para EDUCAR!!nao vamos lá!gostei bruna!!

Anónimo disse...

O acto fala por si... E se isto se passa perante microfones, como será sem eles? Se isto se passa porque a criança "já tinha sido avisada para não andar à volta" do agressor, como será diante de comportamentos (mais) graves? Se isto se passa com quem desempenha este Alto Cargo, o que se passará entre outros técnicos?
A lei é, de facto, insuficiente.
O Estado cala e consente. Não vivemos num estado de direito, mas pela lei do mais forte, logo, vivemos numa triste selva.

Beijinhos ***** :P