segunda-feira, janeiro 29, 2007

Gosto de mercados...

Gosto de mercados, desses, em que a fruta cheira a fruta. Especialmente quando chegam os ares do campo que, por momentos, afastam o odor dos químicos. Gosto dessas bancas alinhadas entre as laranjas, as maças e as alfaces. Degusto pelo olhar mas, sobretudo, os aromas confundem-se e, por vezes, já não distingo o rosmaninho do alecrim. Inalo o poejo com os sentidos vincados no hortelã e as mãos, essas, prendem-se aos molhos de salsa. Não me ficando, porém, pelo apreciar de cores diversas deslumbram-me estruturas que erguem verdadeiros centros de tradição, normalmente, com telhados de chapa bem altos. E lá dentro, as vozes fazem eco e os verdadeiros vendedores tradicionais trazem no corpo rostos puros, tão puros como a hortaliça. O gosto é de há anos, mas tem dias que se acentua. A caminho de País vizinho, paragem em Estremoz para almoçar. Aquela paragem mais do que certa e mais do que recompensada. Ali, em plena rua; em plena artéria principal da cidade, bancos com estofos de palha, capoeiras e galos lá dentro, caixas de ovos ainda quentes e uns limões apanhados da horta. Stock q.b para montarem a banca. E nunca um mercado me tinha impregnado tanto com o cheiro da terra. Oferta improvisada com o que o bocadinho de quintal dá. Laranjas da época ainda com o ramo, nabos, potes de mel em frascos de doce, piripiri aos molhos e azeitonas com o pé da oliveira. Sentimento tão leve que acho que a atmosfera não estava poluída. Por certo que cheirava entre o verde e o castanho, onde se estendem as raízes e brota o essencial ao ar.
Não esquecer nunca: Ir a todos os mercados quanto possíveis.

6 comentários:

Anónimo disse...

pedaços simples da vida.Coisa boa de saber essa.

Bailarina disse...

Também gosto de mercados ;) São locais diferentes, genuínos, verdadeiros..
Beijinhos!

Anónimo disse...

Tb adoro mercados!!!!

Todos aqueles cheiros e aquelas cores.......

Nós no País Basco, no verão passado, tb fomos a imensos mercados, com algumas diferenças, mas a essência, essa é a mesma!

Tudo o que é tradicional, eu respiro, eu vivo...

Obrigado pelo texto, lembrou-me outros tempos (ia sempre ao mercado c a minha avó bia)

Beijoz

Mónica

Anónimo disse...

Sempre foi aos mercados,ou ao sabado com a mae ou de ferias com os pais!!realmente sao lugares unicos cheios de cores, cheiros e(e mais tarde ja confecionados!!) d sabores!!adoro ver os grandes mercados komo
d Olhao ou do Bulhao onde as verdadeiras varinas ainda existem..No vale encantado sabado d manha é de apraxe la vou eu ver dos queijinhos e da fruta!!
Adorei a "inalaçao dos poejos com os sentidos vincados na hortela,e as maos presas aos molhos de salsa!!"levas nos ao tradicional e rural cantinho d portugal!!e nao só!!kem nao conhece ou pensa que nao gostas de mercados sente sem duvida todos os sentidos a funcionar kom o teu espetacular texto!!(tabem fikei curiosa para conhecer esse onde paras te!!)beijoz doces,salgados, cheirosos e frescos!!!

Anónimo disse...

so keria emendar" o foi"...por fui
e" para quem pensa que nao gostas" -por nao gosta.....

tchi disse...

Esta "crónica dos mercado(s)" recordou-me o do Kinaxixe, em Luanda, Angola.


Um blog criado e construído com muito bom gosto.

Gostei da forma e do conteúdo.

Muitos parabéns e boa continuação.

Felicidades.