terça-feira, julho 04, 2006

Sal...

O doce, o amargo e o salgado fazem parte do paladar de qualquer um. No entanto, apenas uns os saboreiam plenamente. Se o doce é difícil de encontrar por estes dias, já o amargo cruza-se por nós em qualquer esquina. Tudo o que pica e sabe mal surge na mente, nas vistas e deleita-se pensado ignorantemente que para nós é algo de muito bom. Sabores amargos é o que por aí mais há e nascem quase sempre de pessoas desagradáveis, intragáveis e mesquinhas em todo o sentido da palavra. Bombons com recheio são raridades escassas, quase só na época das cerejeiras surgem caprichos que adocicam a boca. Eu guardo sempre caroços permanentes na minha existência, para açucararem os meus dias ao longo de todo o ano, autênticas relíquias, imprescindíveis, raras, mas que ainda existem.
Mas o salgado anda espalhado por ai, ao alcance de qualquer um e tão poucos o notam. Ignoram e retiram-no do corpo como se de uma doença contagiosa se tratasse. Sempre que posso entro em pedaços de NaCl e considero-o néctar para a pele, para a vida, e sobretudo para a essência dos dias. Nada me deixa mais leve, nada como ele me afasta nuvens escuras...nada me sabe tão bem. E quando chega nesse cenário de diversidade colorida, em que os actores são todos componentes puros, é ingrediente perfeito e nada me demolha tão plenamente. Fico ali a conservar, apenas o que de melhor existe nesse momento, silêncio absoluto. Deixa-me apta e entra-me por entre os poros e cada vez que os meus lábios o tocam, surge a melhor degustação paliativa. E fico em estado incontaminado. E quando adormeço com ele por os membros, pela mente e pela noite fico leve e flutuo uns centímetros acima dos lençóis. Se o amargo é indigesto e nojento, se o doce anda contado pelas palmas da mão já o salgado esse, abunda em estado líquido e que sorte nos dias que correm.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quanto a este tempero da vida, posso dizer que faz parte de mim... Tenho sal entranhado na pele, nas minhas roupas no meu carro, enfim... E é sempre bom saber que como eu, assim existem pessoas a quem este ingrediente precioso contagia e transmite a tal sensação que não se explica sente-se.

"Nada me deixa mais leve, nada como ele me afasta nuvens escuras...nada me sabe tão bem."

Anónimo disse...

Sereia:)

broken disse...

amargo e doce
prefiro um pouco de agridoce
porque todos somos salgados e doces aos olhos de quem nos vé ora amargos ora doces
quanto aos sonhos bem
sonhar não é só de verão é todos os dias sonhar é apenas um suspiro dum coração

Anónimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»