sexta-feira, maio 18, 2007

Essa coisa das fitas...

Queimam-se as fitas e afinal fitas hão muitas. Pior do que isso, queimam-se antes de tempo. Ardem sem final anunciado. É tradição as famílias vestirem-se a rigor, o bispo vestir os melhores linhos e os estudantes colocarem-se de luto. É tão assim que golpes de sol são mais do que muitos e a missa é chata. Mais chata ainda para a família, faminta de encontrar um fio de cabelo na multidão. É orgulho estampado. É verdade. O meu filho é doutor e seguiu os caminhos do bem. Como se o bem se praticasse em bancos fáceis de faculdade. Estudei, sei bem o que é a universidade. Hoje, somente a encaro como um local em que se aprende o que se acha interessante. O local das relações humanas e da juventude de quem não espreita muito o futuro, porque depois se verá. É um local de alienação. Fiz a bênção das pastas, eu que não acredito em Deus. Fi-lo a pedido de quem acredita e que merece o maior respeito do mundo. Avó as coisas que eu faço por ti. Tenho escrito fitas. Aqui, pode dizer-se coisas maravilhosas acerca das pessoas. Sabem quando alguém morre e é sempre bom? É assim que sinto as fitas. Deprimem-me. E afinal quem sabe que acaba o cursinho em Maio? Vamos comemorar, encher o corpo de líquido. Vamos ler coisas muito boas acerca de nós e depois lá para Setembro falemos de notas. Vamos benzer-nos porque somos pecadores. Vamos pagar mais qualquer coisinha e vamos alimentar a imagem de que todos temos uma entidade superior, à qual devemos respeito. O final do curso só se sente uma vez. E nem se sente tanto como se pensa. O final sente-se no dia em que a última nota sai. A minha reacção foi: Mãe terminei o curso. Surgiram parabéns de todos os lados e eu sem jeito para essas coisas, em minha homenagem. Não gosto de bombardeamentos E, hoje, sou a mesma pessoa. Tenho a sorte de trabalhar e outros ainda procuram, neste Portugal pequenino. É tão fácil o mundo das fitas, afinal ainda não se acabou. Agora, percebo a razão dos estudantes vestirem o luto. Acreditam em premunições?

4 comentários:

Anónimo disse...

ta mt bom!!pois eu nunca percebi e ainda tou p perceber ...e que nao é catolico ??as ftas sao benzidas?e a missa prque se ha tantos estudantes que tem outras religioes?'porque é que so pode ser o padre e nao ,quem teve realmente esse tempo todo ao lado dos estudades a dar lhes apoio?eu realmente nao acredito em nada disso e acho a verdadeira hipocrisia num acontecimento que tem de tudo menos religioso..ha aqueles que acabam e nao trabalham ,ha aqueles que ficam para toda a vida com verdadeiros problemas psicologicos...isso sim ai nem depois se pensam em todos os jovens que estao desempregados e que nao trabalham na area que gostam. deem oportunidades a todos estes e aqueles que se esforçaram e lutaram acreditando num futuro melhor!!e luto estamos todos ou deveriamos estar...nada se adivinha que melhores tempos virao!!eu acredito , mas todos temos que nos unir e nao rebaixar mos nos a este neo.liberalismo gratuito!!
viva a juventude !vivam os estudantes!Agora e sempre juventude esta presente!!

Anónimo disse...

Até das impressão. Espectacular. Tão boas ideias menina.

Anónimo disse...

Vejo que se começa a tirar partido da cabeça. Maravilhado

Anónimo disse...

Espectacular. Só poderia ser mesmo teu.

Beijos grandes